Como as caldeiras podem ser utilizadas na indústria química

13/02/2023

Como as caldeiras podem ser utilizadas na indústria química

Assim como em outros setores industriais, a indústria química precisa de calor para alguns processos, como secagem de componentes, desidratação, cozimento, produção de reações e esterilização microbiológica

A indústria química é um dos segmentos de atuação mais amplos e importantes do Brasil. Isso porque ela atende a diversos outros segmentos do mercado, como: petroquímico, farmacêutico, de fertilizantes e pesticidas, de saúde e higiene pessoal, perfumes e cosméticos, produtos de limpeza, produtos agrícolas, tintas, esmaltes e vernizes, polímeros e setor automobilístico.

Além disso, pode ser um fornecedor de serviços para atender demandas de outros setores, com o fornecimento de matéria prima, análise e controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos, consultorias, desenvolvimento de projetos, entre outros.

Mas, como as caldeiras podem ajudar no desenvolvimento da indústria química?

Assim como em outros setores industriais, a indústria química precisa de calor para alguns processos, como secagem de componentes, desidratação, cozimento, produção de reações e esterilização microbiológica.

Para esses processos térmicos de transferência de calor, é necessário o uso de caldeiras para geração de vapor. Além disso, as caldeiras são utilizadas para geração da energia que abastece os equipamentos, promovendo mais eficiência, economia e sustentabilidade.

Tipos de caldeiras para indústria química

A H Bremer é especialista na fabricação de caldeiras e soluções para geração de energia.

Para a indústria química, a H. Bremer fornece soluções de energia térmica com as caldeiras aquatubulares e flamotubulares, além de aquecedores de fluido térmico.

As Caldeiras Aquatubulares Lignodyn, por exemplo, possuem capacidades de 10 à 80 ton.v/h e pressão de trabalho de 15 a 68 kgf/cm².

Já a Caldeira Flamotubular Tecnotherm, tem capacidade de 5 a 40 ton.v/h, pressão de trabalho de 10 a 23 kg/cm². E a Caldeira Flamotubular HBFC, foi desenvolvida para trabalhar com capacidade de 1 a 10 ton.v/h e pressão de trabalho de 10 a 15 kgf/cm².

Economia com biomassa como combustível

Caldeiras que permitem o uso de biomassa como combustível, aliam sustentabilidade e economia à indústria. Por ter alta eficiência, há menor desperdício de biomassa durante a queima e maior aproveitamento da energia gerada por ela, o que traz menor uso de combustível.

A biomassa é caracterizada como energia renovável, é menos poluente que combustíveis fósseis e causa menor corrosão dos equipamentos. Utilizar caldeiras movidas por este tipo de combustível contribui na baixa emissão de CO2 para a atmosfera, preserva o meio ambiente, sem falar no aumento da economia e da eficiência.

 

Acesse o site da H Bremer e conheça todos os produtos oferecidos ou entre em contato com a equipe comercial para tirar suas dúvidas!

Imagens Relacionadas

Carregando